Editorial Diretor Executivo da Lamb Engenharia e Construção, Júlio César Bratz Lamb.
Revisitar os valores, as crenças e as competências de uma empresa não é uma tarefa pequena, ainda mais se tratando de uma empresa consolidada, com uma história de quase 40 anos e com uma atuação já reconhecida no mercado, com números superlativos de obras já construídas e se aproximando de 1.000.000 m² construídos. Essa revisão deve vir acompanhada da serenidade necessária de respeito ao passado em conjunto com um olhar vibrante frente ao futuro que deve ser construído.
Em 2022 nos provocamos a fazer o que finalmente ensejou em uma revisão de nosso Propósito, Missão, Visão e Valores, os quais deveriam permear a organização e ser um guia de cada passo que daríamos dali em diante para atingirmos os objetivos que estávamos nos impondo.
Passados dois anos desse movimento, hoje, olho para o que construímos e, novamente, reflito sobre a evolução que tivemos e a direção que seguiremos. Tudo aquilo que foi escrito não pode ser tão somente uma mera formalização, mas deve permear a cultura da organização e refletir nos nossos resultados gerais e na forma e atitude com a qual implantamos qualquer decisão na empresa.
Esse movimento também deve, para ser perene, ser percebido e valorizado por nossos clientes, àqueles que demandam nossos trabalhos e são, no fim, a razão de existirmos, e por isso devemos periodicamente realizar ajustes, caso a realidade nos demonstre termos cometido algum equívoco. Também, é necessário nos questionarmos diariamente se os nossos valores e objetivos são capazes de gerar valor ao nosso cliente final, para que as relações entre nós e nossos clientes sejam saudáveis, perenes e recorrentes.
Aqui, em um exercício de certa ousadia, vou me permitir elencar aquilo que julgo ser valor aos nossos clientes e que convergem com os nossos valores e, portanto, nos exige sermos incansáveis em atingir:
1.Ética e relações de respeito:
A ética nos negócios e a relação de mútuo respeito entre as partes se constitui no alicerce de qualquer relação, sem a qual nada pode florescer e nada pode ser edificado de maneira sustentável. Não é preciso confundir esse tema com eventual concordância entre as partes em todo e qualquer tema, mas sim em uma forma correta de tratar todos aqueles desafios que surgem, que na rotina da gestão de projetos são muitos. Nesse sentido a relação de respeito e ética entre as partes não é apenas o fim, mas o caminho pelo qual escolhemos conduzir nossa relação, o que nos permite corrigir erros e ajustar caminhos a serem seguidos.
“Cumprimos tudo aquilo que combinamos e somos éticos em tudo que fazemos.”
“Entendemos que o respeito é o alicerce das nossas relações.”
2. Segurança do trabalho:
Se falamos logo acima de ética e relações de respeito, nada mais óbvio do que esses valores sejam imediatamente aplicados ao capital humano que está em todos nossos projetos, garantindo, de maneira intransigente, que todo colaborador próprio ou terceiro nos projetos em que atuamos tenham sua integridade e sua vida preservadas.
Isso implica em uma ação e atitude metodológica e processual e também enérgica e até mesmo intransigente frente aos desafios e eventuais riscos ao qual nossas atividades se expõem, de forma que seja intolerável qualquer prática insegura na empresa.
“Se não pode ser feito com segurança não merece ser feito.”
“Todos merecem ter sua vida preservada e por esta razão somos intolerantes com qualquer prática insegura.”
3. A arte de fazer engenharia:
Enquanto os dois tópicos antes mencionados deveriam permear qualquer atividade empresarial, a arte de fazer engenharia é algo inato a nossa atividade de engenharia e construção e é nela que nasce o valor que podemos agregar a cada cliente e projeto que participamos. Engenharia é criar valor.
É através da utilização dos fundamentos da engenharia, da nossa criatividade, excelência técnica e tecnologia que encontramos soluções de engenharia capazes de viabilizar os projetos que que estamos inseridos, e é nosso diferencial competitivo e estratégico para a perenidade da nossa empresa. Engenharia é arte, é um pensar criativo, é antever, construir mentalmente aquilo que ainda não está edificado, e encontrar soluções a problemas práticos e reais de nossos clientes. A engenharia, em todas suas instâncias, de projeto, orçamento, planejamento, suprimentos e outras, eu diria, é o coração e o cérebro no nosso negócio, o que nos faz pulsar e nos permite contribuir com nossos clientes em soluções práticas e reais aos seus desafios.
4. Confiabilidade operacional e qualidade:
Enquanto a engenharia é o grande protagonista da geração de valor aos nossos clientes, a nossa confiabilidade operacional e capacidade de execução é o que nos permite confirmar e manter o valor proposto que nasce da engenharia. De nada adiantaria um pensar de engenharia robusto e uma capacidade operacional frágil, que não tem capacidade de tangibilizar tudo aquilo que foi idealizado.
É através da confiabilidade operacional que podemos assegurar o cumprimento dos requisitos estabelecidos, cumprindo com temas como prazo, custos, qualidade e segurança, e é, no fim, o que o cliente busca em uma empresa construtora, ou seja, uma empresa que possa fundir a engenharia e a construção na entrega final de um projeto que atenda às suas necessidades.
Olhando em retrospecto, quando revisamos nossas diretrizes, acredito que acertamos, e pautamos cada decisão da empresa nos pilares que foram lá definidos, com foco extremo nos pontos elencados acima. Tal afirmação encontra sustentação nas decisões tomadas nos últimos anos e nos resultados dela advindos, com excelentes indicadores de segurança do trabalho, entrega confiável de projetos realizados, conquista de novos clientes e, mais especialmente, a recorrência de contratação que diversos de nossos clientes tem tido conosco, sinal claro e inequívoco de seguirmos no caminho certo.
Ainda que possa parecer um momento de celebração, e de fato devemos ter orgulho do que fizemos todos até aqui, devemos recordar que os bons resultados passados não são garantia de bons resultados futuros, e é necessário mantermos uma atitude de eternos aprendizes de uma obra em construção, também aprendendo com os erros que cometemos no caminho, que não devem ser negligenciados.
Os desafios ainda são muitos, e estamos alicerçados nas bases dos nossos valores e nossa tradição, mas com os olhos no futuro, onde deveremos nos aprofundar em fazer o que é a essência do nosso negócio, com excelência técnica e em constante aprendizagem para novas técnicas e soluções construtivas, novidades tecnológicas e de gestão e tudo mais que propicie uma maior qualidade na entrega de nossos projetos.
As possibilidades que se abrem para nós são muitas, sendo possível o crescimento orgânico de nossa atividade, assim como a inserção em novas áreas correlatas de operação, tais como a incorporação imobiliária e a área de instalações industriais, passos esses já iniciados.
Nesse futuro em construção, queremos reforçar que estamos prontos e contamos com uma equipe técnica altamente qualificada, alinhada com nossos valores e pronta para atender os nossos clientes com excelência.