Lamb Engenharia realiza 1ª obra de grande porte do RS feita em madeira engenheirada

Com uma área total de 22 mil m², a recém-inaugurada Portaria da CMPC — uma das mais importantes indústrias de celulose e papel do mundo — foi pensada, executada e entregue pela equipe da Lamb Construções e Engenharia. A obra é um exemplo de inteligência no uso de materiais que valorizam tanto a estética quanto a essência de uma empresa florestal.

A Portaria Administrativa da CMPC é a primeira obra de grande porte no Rio Grande do Sul construída em madeira engenheirada (Madeira Laminada Colada – MLC), que é uma alternativa sustentável aos materiais tradicionais. Desenvolvido com exclusividade para o contexto e a necessidade do cliente, o projeto contemplou o prédio de atendimento, o estacionamento e as paradas de ônibus da indústria.

Para a Arquiteta e Urbanista, Bruna Moraes reforça que a escolha da madeira demonstra um compromisso autêntico da empresa com a sustentabilidade e reflete o cuidado da Lamb em transmitir a essência do cliente. “Como Arquiteta, é uma honra participar deste projeto que representa um marco de inteligência e criatividade na abordagem sustentável da construção civil e para o futuro da arquitetura sustentável”, salienta.

Atualmente, a madeira engenheirada desponta como uma alternativa sustentável na construção civil. A evolução tecnológica no setor madeireiro conferiu a esse material um lugar de destaque, oferecendo não apenas alta resistência mecânica e ao fogo, mas também uma série de vantagens adicionais, como a redução dos prazos de construção, a otimização do canteiro de obras, o conforto térmico e acústico superior e a versatilidade arquitetônica.

Com inspeções e manutenções adequadas, essas estruturas podem perdurar por gerações, demonstrando o potencial da madeira como material de longa duração. 

Desafios e conquistas

Para Roberto Carlos Ghisio, Gerente de Contrato e responsável pela obra, a sustentabilidade foi a base fundamental desta entrega. Durante toda sua construção, o objetivo era amenizar os impactos à natureza, reduzir ao máximo os resíduos e utilizar com eficiência os materiais e bens naturais à disposição.

Um dos principais desafios enfrentados, aponta Roberto, foi a execução da obra sem interromper o funcionamento do estacionamento e o andamento da indústria em operação. “Este trabalho exigiu um planejamento minucioso, uma organização ímpar e uma estreita parceria com o cliente. Estamos orgulhosos deste legado que deixamos para a CMPC e para a comunidade Guaibense”, pontua Roberto.

Outro destaque deste projeto foi a adaptação para incorporar uma figueira centenária que existe no local. Um gesto significativo, enriquecendo a entrega com valor histórico e ambiental.

Parede viva

Com uma diversidade de plantas domésticas escolhidas a dedo para embelezar o ambiente, o interior da Portaria Administrativa reafirma a escolha pelo verde. Entretanto, uma parede viva chama a atenção. O musgo que compõe o espaço é proveniente de florestas cuidadosamente gerenciadas, possui fácil instalação, não necessita de manutenção e ainda auxilia na purificação do ar. O que torna essa solução ecológica ainda mais vantajosa e inusitada. “A introdução da parede viva representa uma integração com a natureza, tanto funcional quanto estética, em sintonia com a identidade e a filosofia do nosso cliente: Viva o Natural”, complementa Bruna.

É com os pés na tradição e um olhar para o futuro para inovar que Júlio César Bratz Lamb, Diretor Executivo da Lamb Engenharia, aponta a direção e reforça que entregas como essa comprovam o domínio da Lamb com o fazer engenharia de excelência. “Engenharia é arte. É um pensar criativo. É antever e construir mentalmente aquilo que ainda não está edificado. A engenharia, em todas suas instâncias — de projeto, de orçamento, de planejamento, de suprimentos e de apoio administrativo — é o coração e o cérebro no nosso negócio, o que nos faz pulsar e nos permite contribuir com soluções práticas e reais para solucionar os desafios de nossos clientes”, garante.

Compartilhe: