Como o Retrofit gera modernização, economia, agilidade e sustentabilidade em edificações e na indústria?

Retrofit é um termo utilizado em engenharia para designar o processo de modernização de alguma edificação ou equipamento já ultrapassado ou obsoleto. O objetivo é aumentar sua vida útil, dar novo uso ou melhorar sua performance,  gerando aumento de produtividade das atividades ligadas ou desenvolvidas em tais edificações ou equipamentos.

É uma atividade já bem comum em países desenvolvidos. Na Europa, por exemplo, cerca de 50% das obras existentes já são Retrofits de edificações mais antigas. Na França e na Itália, este índice sobe para 60%.

As razões pela preferência em modernizar edificações à construí-las do zero é bem fundamentada. O custo de uma reabilitação por Retrofit gera uma economia mínima de 40% do valor do metro quadrado da construção e, além disso, o tempo de execução do projeto é cerca de 50% menor que o de uma obra nova.

Somado a isso, ainda há o grande benefício do alinhamento à conduta sustentável e à consequente redução de custos de manutenção da edificação. Com a modernização e informatização elétrica, hidráulica e de maquinário, no caso da indústria, todo o controle pode ser feito por meio de sistemas inteligentes e integrados.

Assim, é possível programar e operar à distância os níveis de consumo e as rotinas de manutenções preventivas, garantindo uma coordenação do ponto de vista da racionalidade operacional, com redução de consumo e aumento da vida útil de toda a rede.

Vantagens do Retrofit

É muito comum a existência de confusão entre os termos Retrofit e Reforma.

Retrofit significa modernizar, melhorar, aperfeiçoar. Enquanto reforma trata-se de reparar, restaurar, consertar. Ou seja: reforma tem um conceito mais pontual e simplificado.

Além de renovação tecnológica e da possibilidade de automação dos controles de consumo e manutenção, o Retrofit gera uma série de outras vantagens para uma edificação. Confira:

1. Aumento da eficiência energética

A instalação medidores de energia individuais e de sensores de presença, em áreas comuns e em aparelhos de ar-condicionado modernos, ajuda a evitar o desperdício.

Na área externa, a utilização de vidros reflexivos e revestimentos que auxiliam na manutenção da temperatura dos cômodos, reduzem o consumo do ar-condicionado. Juntas, essas ações podem gerar economia de até 30% do consumo energético do imóvel.

2. Redução do consumo de água

O Retrofit permite a  automatização de sistemas de irrigação, o uso de soluções inteligentes para o reaproveitamento da água, o uso de restritores de vazão, entre outros.  A aplicação dessas soluções de engenharia pode levar  a uma redução de até 50% no consumo de água de um edifício após o Retrofit.

3. Valorização do empreendimento

A realização de um Retrofit aumenta o valor de mercado de uma empresa,  porque agrega tecnologia, automação e reduções  no consumo energético e na manutenção geral. Após a modernização, uma edificação pode ter valorização de até 300%.

Retrofit na Indústria

Na indústria, além da revitalização e modernização de toda a edificação, o Retrofit contempla também atualização do maquinário. Há substituição ou modernização de peças e softwares por modelos com versões mais recentes, com correções e novas funcionalidades a partir das características básicas do produto.

A intensa velocidade da evolução tecnológica faz com que rapidamente equipamentos não informatizados se tornem obsoletos, o que prejudica a competitividade e, consequentemente, a lucratividade do negócio.

Nesse contexto, a modernização da estrutura fabril existente é uma excelente solução para atualização tecnológica e aumento da vida útil dos aparelhos industriais, com um custo muito menor que a troca completa do maquinário.

Com isso, a linha de produção garante:  aumento de produtividade, maior assertividade na gestão, modernização e informatização do maquinário e maior eficiência energética, com o melhor custo – benefício. É um investimento que rapidamente se paga.

Retrofit Industrial na Prática: conheça o projeto realizado para a SL Logistics

Em setembro de 2018 a Lamb finalizou o projeto e a execução do Retrofit da SL Logistics – indústria de origem Coreana, destinada à fabricação de faróis automotivos, no Complexo Industrial da General Motors, em Gravataí – RS.

Sob regime de contratação de  EPC  (engineering procurement and construction), pelo qual a empresa foi responsável pelos projetos básicos, executivos e pela execução do Retrofit. Foram revitalizados e modernizados 20.000 metros quadrados de área industrial, incluindo instalações elétricas, hidráulicas, de incêndio e de utilidades, tais como torre de resfriamento, ar-comprimido e demais atividades, assim como recuperações civis de pisos, coberturas e edificações administrativas.

Em estado bastante degradado, a edificação demandou de reforma predial geral e de recuperação de piso industrial e de recuperação da estrutura metálica. Já no que tange eletricidade e tecnologia, foram realizados: modernização da iluminação com substituição da iluminação antiga por iluminação LED, instalação de sistemas para melhora no conforto térmico, fornecimento e instalação de redes e equipamentos para sistema de ar comprimido. Foi executada também a instalação de redes e equipamentos para sistema de água para arrefecimento, rede elétricas de alta, media e baixa tensão, modernização sistemas de dados e voz, adequação do PPCI e mobiliários para áreas administrativas.

Como principais benefícios para a contratante, destacam-se a centralização da gestão e operação do projeto inteiro na Lamb Engenharia, e uma economia aproximada de 70% em relação ao custo da construção da edificação do zero. Confira algumas fotos do antes e depois do projeto.

Compartilhe: