A Lamb Engenharia concluiu, em Novembro, o projeto de ampliação para a Autoneum – fabricante de artefatos de isolamento acústico para veículos automotores, sediada no complexo CIAG, em Gravataí – RS.
Com execução em apenas seis meses e somando 3.600m² de área construída, o projeto, executado em regime de contratação de EPC, teve como escopo o projeto básico, executivo e a construção do pavilhão para a fabricação da linha Feilong, que trata-se da produção de chapas de isolamento acústico para veículos produzidos pela General Motors, as quais anteriormente eram importadas prontas. Além disso, o escopo também contemplou a construção do novo prédio administrativo da empresa, antes alocado junto à linha de produção.
Principais desafios do projeto
Em projetos nos quais há eficientes práticas de planejamento, como nos realizados pela Lamb Engenharia, os riscos de atraso e não atendimento as premissas contratadas são sempre mitigados. Entretanto, alguns desafios são sempre inerentes e impostos à paricular realidade de cada projeto. As condições climáticas adversas, neste caso, são um exemplo adequado.
No caso do projeto para a Autoneum, o prazo para a entrega do projeto com 3.600m² de área construída era de 6 meses: uma execução perfeitamente viável em condições climáticas normais. No entanto, no período compreendido entre os meses de junho, julho e agosto, a região foi acometida por chuvas muito acima da média, dificultando a execução de diversas etapas da obra.
Fora isso, quando do atingimento de aproximadamente 60% de avanço na obra, houve mudanças do escopo solicitadas pelo cliente, que demandaram ainda mais horas trabalhadas, porém, sem mudança no prazo de entrega.
Soluções encontradas pela Lamb para superação dos desafios do projeto – Planejamento e Gestão como fatores de sucesso
Para atender ao prazo de entrega, a Lamb Engenharia reviu o planejamento de todo projeto, sobretudo a gestão dos turnos da equipe operacional. Com vistas a melhor aproveitamento quando havia clima favorável, foi necessário trabalho em horários especiais, com turno estendido e abrangendo, também, fins de semana e feriados.
Ainda, frente as fortes chuvas que ocasionavam que o solo não secasse, foi definido pela raspagem do solo diária e execução de vias provisórias com elementos de drenagem que permitissem a execução, sem interrupções, das fundações, blocos e montagem de pré-moldados.
Cabe destacar que diante de um desafio como o deste projeto, não é efetivo simplesmente aumentar o tamanho da equipe operacional. Na verdade, o principal fator de sucesso é o planejamento eficaz, antecipando situações e planejando e viabilizando soluções em tempo real.
No quesito planejamento, a Lamb adotou cronogramas de curto prazo, semanais, que constantemente eram atualizados de acordo com as modificações impostas pelas condições climáticas e também com os avanços advindos das soluções abordadas.
Ainda, para que a condução de um projeto em que há necessidade da extensão de jornada de trabalho operacional seja bem-sucedida, a comunicação efetiva é fundamental. Sendo assim, a Lamb adotou também reuniões semanais com o time de produção, explicando as prioridades do que precisava ser feito e porque precisava ser feito. Dessa forma, todos trabalhavam em sinergia, entendendo o andamento global do projeto e a importância do seu papel no contexto geral.
Foram adotados à rotina do canteiro de obras, também, encontros de DDS – Diálogos Diários de Segurança. Eram reuniões rápidas que salientavam as prioridades do dia e buscavam informar e conscientizar acerca dos quesitos de segurança necessários para a realização das tarefas que seriam executadas de forma segura. Atitude esta que, em conjunto com outras boas práticas de segurança, garantiu que este projeto terminasse sem qualquer acidente ou incidente de segurança.
Estando a comunicação do time funcionando, fez-se necessário também manter uma rotina de trocas com o cliente, que foi cumprida através de reuniões semanais para follow do projeto e apresentação das métricas e indicadores da obra.
Foi dessa forma, com foco em planejamento e gestão, que a Lamb conseguiu entregar este projeto também no prazo, dentro dos requisitos definidos pelo cliente e sem nenhuma ocorrência de acidente ou incidente de trabalho.
O time de suporte da Lamb assumiu papel fundamental para o sucesso desse projeto, com o time de controle de produção dando auxílio continuado ao projeto, fazendo semanalmente avaliações e levantamento de métricas do projeto. O projeto contou também com o apoio e a gestão estratégica das demais áreas de suporte, como engenharia, que contribuía viabilizando soluções para acelerar etapas em atraso, a área de suprimentos, que provinha todos os materiais e serviços necessários para a evolução do trabalho, e do time de RH, que fez a gestão geral das escalas, viabilizando as horas extras necessárias.